CONSELHO E DIRETORIA

DIRETORIA EXECUTIVA

Ricardo Guimarães Moura – Diretor Administrativo Financeiro
Mandato: 05/05/2020 

Mini curriculum: Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS Pós-Graduação em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul-FMP. Pós Graduação Especialização em Direito Público pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA. Pós Graduação Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural-IDC. No setor privado atuou como consultor jurídico em várias empresas e instituições financeiras. No setor público atuou como Diretor Jurídico da Secretaria de Estado de Obras Públicas e Saneamento do Estado do Rio Grande do Sul, Auditor Técnico Fiscal da Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS, Diretor de Planejamento e Administração do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens-DAER/RS, Diretor de Infraestrutura e Logística do Estado do Rio Grande do Sul-SEINFRA/RS, Diretor Administrativo-Financeiro da Companhia Riograndense de Mineração-CRM, Presidente do Conselho de Administração da Companhia Riograndense de Mineração-CRM, Coordenador Geral de Bancada da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Desde 2020 é Diretor Administrativo-Financeiro da Transmissora Sul Litorânea de Energia S.A.-TSLE.

 

Adilson Souza da SilvaDiretor Técnico
Mandato: 24/03/2021

Mini curriculum: Natural de Florianópolis (SC), formado em Engenharia de Produção Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui pós-graduação MBA em Gerenciamento de Projetos e Gestão de Negócios para o Setor Elétrico, pela Fundação Getúlio Vargas. É empregado de carreira da CGT Eletrosul, admitido em 2002 como Engenheiro de Obras do Sistema de Transmissão. Foi gestor do Setor de Planejamento e Orçamento de Empreendimentos, da Divisão de Planejamento e Contratação da Engenharia e do Departamento de Engenharia do Sistema. Ocupou, ainda, o cargo de Assistente Executivo da Diretoria de Engenharia. Desde dezembro de 2020, é titular da Diretoria de Engenharia da CGT Eletrosul. Atualmente é Diretor Técnico na empresa Transmissora Sul Litorânea de Energia S/A – TSLE.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Jorge da Silva Mendes
Mandato: 03/11/2020

Mini curriculum: Jorge da Silva Mendes é graduado em Administração de empresas pela Universidade São Francisco/SP, com MBA em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade Moderna de Lisboa/UDESC. Possui ampla vivência em Gestão Empresarial e Planos de Negócio Corporativos, Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas e Gestão de Operadora de Planos de Saúde. Experiência em gerenciamento de projetos corporativos, em implantação de programas de gestão de pessoas, de sistemas informatizados de gestão administrativa e financeira e de desenvolvimento de estudos para implantação de Escritórios de Gestão de Projetos. Na CGT Eletrosul ocupou diversas funções como: Diretor Administrativo, Gerente de Assessoria de Gestão Empresarial, Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas, Gerente da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoal, Gerente da Divisão de Administração de Pessoal, Assistente Executivo do Diretor de Gestão Administrativa e Financeira e Coordenador da Unidade Sul do Centro de Serviços Compartilhados das Empresas Eletrobras. No Ministério de Minas e Energia foi Diretor de Programa da Secretaria Executiva do MME, Diretor Nacional do Projeto BRA/IICA/12/001 e Coordenador Geral do Projeto META.  Foi Diretor de Gestão Administrativa e Financeira e Presidente da operadora de saúde ELOSAÚDE. Atualmente na CGT Eletrosul ocupa a função de Diretor Administrativo.

 

Eduardo Tellechea Cairoli
Mandato: 01/06/2020

Mini curriculum: Eduardo Tellechea Cairoli, formado em Administração de Empresas pela PUCRS. Graduado no Owner/President Management – Harvard Business School, MA-USA – OPM edição 50 –, 2015-2017, é especialista em finanças (SFA) também pela Harvard Business School, 2013. É empreendedor e atua no setor financeiro e mercado de capitais desde 2003, e atualmente como sócio das seguintes empresas: PRIVATTO investimentos, PVT Agenciamento Financeiro e Energias Renováveis, Digicerti Certificação Digital, e Embralux. Foi executivo de relações com o mercado do RBS Rural (2001-2003), empresa do Grupo RBS, 4º maior grupo de comunicação do Brasil. Foi analista da Geração Futuro CCVM, responsável pela cobertura dos setores de bebida e fumo (2003-2004) e Consultor de Investimentos (2004-2006) na mesma instituição financeira. Foi vice presidente da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) entre os anos de 2006 e 2017 e vice presidente eleito da Associação Comercial de Porto Alegre (Acpa) entre os anos de 2006 e 2020, tendo sido eleito em ambos para mandatos em gestões bi-anuais. É membro do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), tendo ingressado em 2006 como associado e participado da diretoria como Conselheiro Fiscal em 2012-2013, e alçado ao posto de Membro Honorário aos 32 anos. É conselheiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) desde 2014, tendo atuado nos temas de Governança Corporativa e Energia nesta instituição. É Conselheiro de Administração da Transmissora Sul Litorânea de Energia S.A., mandato 2020-2022.

 

Giovani Francisco da Silva
Mandato: 03/11/2020

Mandato: 03/11/2020
Mini curriculum: Formado em administração de Empresas, pela Faculdade da Serra Gaúcha. Tem Especialização em Gestão Energética Municipal pela PUC Rio/ PROCEL/ Eletrobrás/ Ministério de Minas e Energia. Formado também em curso Técnico em Eletrotécnica com registrado no CRT/RS. Atua desde 1978 no setor elétrico do Rio Grande do Sul. Iniciou suas atividades na Empresa SADE – Sul Americana de Engenharia, na construção de Linhas de Transmissão em 1978. Em 1981 ingressou na CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica onde passou por vários setores e municípios do estado. Em 1997 passou para o setor privado ingressando na Rio Grande Energia distribuidora de energia do Rio Grande do Sul na Regional de Caxias do Sul, onde aposentou-se em 2015. De 2015 a 2018 trabalhou na Câmara de Deputados em Brasília como Assessor Parlamentar e em 2018 assumiu como Diretor Executivo do Grupo CEEE, permanecendo até a presente data. É Conselheiro Administrativo das empresas FOTE – Fronteira Oeste Transmissora de Energia S/A , TSLE – Sul Litorânea S/A e Fundação COGE, onde foi eleito vice-presidente da Fundação e do Conselho Diretor, para o Biênio 2021/2022.

 

Ricardo D’Aló de Oliveira
Mandato: 03/11/2020

Mini curriculum: Engenheiro Eletricista pela PUCRS. Pós-graduado em Marketing pela ESPM SUL. Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS. Diretor Executivo da Transmissora de Energia Sul Brasil – TESB. Consultor em Negócios Internacionais do SEBRAE, CNI e FIERGS. Gerente de Vendas da DIGITEL. Gerente de Exportação da TERMOLAR. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da faculdade de Administração da PUCRS, ESPM SUL, UNISINOS, UPF e FEEVALE.

CONSELHO FISCAL

Juliano Orlando Eger Presidente do Conselho
Mandato: 03/11/2020

Mini curriculum: Contador pela Universidade Federal de Santa Catarina, Engenheiro Eletricista perla Universidade do Sul de Santa Catarina, Pós graduado em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela FGV, Pós graduado em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico pela FGV, Despachante de Transmissão na Celesc de 1998 a 2001, Eletrotécnico na Eletrosul de 2001 a 2007, Contador na Eletrosul desde 2007, Gerente da Divisão de Contabilização e Controle Patrimonial da Eletrosul desde 2013, Conselheiro Fiscal da TSLE desde 2017.
Suplente: Clailde Vanzella  

 

Eduardo Cardeal Tomazzia 

Mandato: 03/11/2020

Mini curriculum: Eduardo é graduado em Ciências Econômicas, mestre em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Desde 2007 é empregado da CGT Eletrosul e, após a sua incorporação em janeiro de 2020, da CGT Eletrosul. Atualmente é Assistente Executivo do Diretor Financeiro.  Ao longo de sua atuação nestas empresas, exerceu funções de Analista Econômico-Financeiro, com atuação relevante na área de Planejamento e Orçamento e, de novembro/2011 a junho/2019, ocupou cargos de gestor com atribuições de Planejamento, Controladoria e Gestão Financeira.  Paralelamente às suas atividades nestas companhias, atuou como membro dos Conselhos Fiscais de diversas Sociedades de Propósito Específico, dentre as quais as Eólicas Hermenegildo I, II, III, Eólicas Chuí IX, Eólica Coxilha Seca e Transmissora Sul Litorânea de Energia. É membro do Conselho Deliberativo da Fundação ELOS desde 2016, tendo sido eleito presidente deste conselho em setembro de 2018.

Suplente: Arthur Octávio Pinto Barreto de Mello

 

Viviane Souza Quevedo 

Mandato: 03/11/2020
Mini curriculum: Contadora formada pela UFSM( Universidade Federal de Santa Maria),com curso de extensão em Direito Tributário pela (LFG), concluindo (atualmente) MBA em Gestão Financeira pela (FGV), tendo realizado diversos cursos relacionados ao setor de energia. Atuou em empresas de capital aberto nas áreas contábeis e financeiras, com vasta experiência em análises econômicos- financeiras e relatórios gerenciais, atendimento à auditoria externa e melhorias de processos. Em 2012 ingressou na COMPANHIA ESTADUAL DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA- CEEE – GT no cargo de Contadora, tendo atuado como chefe da área de Demonstrações Financeiras e atualmente é gerente da Assessoria de Gestão de Participações e de Relações com Investidores, sendo responsável por todo atendimento às exigências de CVM e B3, investidores e acionistas, bem como apresentações ao mercado, teleconferências e divulgações de resultados. Foi Conselheira Fiscal da TESB -Transmissora de Energia Sul Brasileira S/A de 2017 a 2019, e hoje é Conselheira de Administração da SPE.

Suplente: Luciana Gheller Luque

*Cadeira Titular Vaga

Suplente: Cláudia Lemos