A Transmissora Sul Litorânea de Energia S.A. – TSLE foi constituída em 10 de julho de 2012 com o propósito específico de construção, operação e manutenção das instalações de transmissão caracterizadas no Anexo 6 do Edital do Leilão nº 05/2012 – Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A empresa tem seu capital social formado em 51% por ações da Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul) e 49% pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE – GT). As instalações da TSLE são compostas por:
Além disto, também é objeto o Seccionamento da Linha de Transmissão 230 kV Camaquã 3 – Quinta (TSBE) na Subestação Povo Novo (TSLE).
Estas Linhas de Transmissão e Subestações foram recomendadas pelo grupo de trabalho e expansão da Transmissão – GTET, no âmbito do MME/CCPE/CTET, melhorando o suprimento de energia em todo o Sul do Estado do Rio Grande do Sul, bem como a interligação entre os parques eólicos do Sul do estado com o SIN.
Para a implantação dos empreendimentos foram estabelecidos pré-contratos anteriores ao leilão, sendo assinados posteriormente os contratos para a construção das Linhas de Transmissão e das Subestações.
A previsão de disponibilidade foi de início em dezembro de 2014, e o prazo contratual é de 30 anos a partir de 27/08/2012, data de assinatura do Contrato de Concessão.